História da Michelin – Confira a Trajetória completa
Quem entende de carros sabe com certeza que os pneus são parte fundamental de todo o desempenho. Dirigir com pneus de baixa qualidade acabam por trazer péssimos resultados no geral.
Sendo assim as marcas que entregam os melhores resultados dificilmente saem da boca do povo. E com certeza a Michelin é um dos focos da atualidade, sendo cotada como a melhor marca para quem deseja ter resultados sólidos.
Hoje gostaria de trazer um pouco da história da marca Michelin, para que você entenda porque este é quase um monopólio dos pneus da atualidade.
História da Michelin
Tudo começou no final do século XIX, de maneira bem semelhante à marca Goodyear. A empresa possui desde seu início o nome que era dado aos irmãos que a fundaram.
Inicialmente eles utilizaram a fábrica que receberam do legado de seu avô. Porém a produção inicial não era de pneus, e sim de pastilhas de freio. Com este pontapé inicial o surgimento da empresa ficou mais facilitado.
Claro, como os automóveis ainda não eram tão populares na época, você poderia ter variações muito interessantes de aplicações. No caso os pneus que os irmãos criavam eram de bicicletas.
Eles foram os primeiro a criar um pneu de bicicleta desmontável. O que facilitava transporte e instalação. Visto que o veículo era bastante popular na época.
Um dos marcos que fez a Michelin se popularizar foi a vitória na corrida Paris-Brest-Paris, onde o vencedor utilizava pneus da marca.
Em pouco tempo eles começaram a diversificar, entrando no ramo dos pneus automotivos assim que eles se popularizaram.
Outra jogada brilhante de marketing da empresa com o tempo foi produzir guias de estradas e locais de visitação. Assim você poderia deixar seu carro te levar até os locais mais interessantes possíveis.
Em uma parte mais recente da história ela se tornou uma das marcas a fornecer os pneus da Fórmula 1. Isto foi feito durante duas etapas, a primeira sendo de 1977 a 1984 e a segunda de 2000 até 2006.
Completando um total de 15 anos, saindo em 2007 por vontade própria. O que denota ter sido um dos fornecedores mais frequentes.
História no Brasil
Sua presença no Brasil também é bastante marcante e está perto de completar 100 anos. A chegada da marca no nosso país aconteceu em 1927, o que abrangia um período bastante intenso da história entre guerras mundiais.
A representação era feita através de importações, o que embora entregasse pneus qualidade ainda entregava um valor pouco competitivo. Mas como a marca foi se expandindo e tendo ótima aceitação uma hora seria necessário criar uma fábrica em território nacional.
Isto aconteceu então em 1981, e desde então tem sido uma das principais e mais bem recomendadas marcas do mercado do nosso país.
A importância é real e tão grande que hoje é possível contar com uma reserva ambiental gigantesca só da marca.
Ao longo dos anos várias empresas têm sido absorvidas pela empresa maior, como por exemplo Levorin, abrindo espaço para marca produzir opções mais robustas.
Fábricas da Michelin no Brasil
A principal fábrica da Michelin no Brasil fica no Rio de Janeiro, que é também a sede da michelin na América Latina. Além da Fábrica no Rio, a michelin atua no país em dois grandes complexos Industriais, possuindo, inclusive, uma reserva ambiental no sul da Bahia, por meio do qual promove um importante programa de preservação ambiental, o Michelin Ouro Verde Bahia (MOVB).
No mais é isso, gostou de saber um pouco mais?
O Guia Michelin
O guia michelin foi criado com o intuito de gerar maior demanda para carros, em uma época no qual haviam apenas 3 mil carros em circulação e a michelin havia começado a fabricar pneus para veículos de passeio. Assim, o guia essencialmente fornecia aos motoristas informações úteis sobre os melhores restaurantes e hotéis existentes, tornando-se um guia extremamente útil para viajantes.
O guia se baseava em duas ideias, uma, criar maior demanda por pneus pois, ao viajar com maior frequência os pneus seriam gastos mais rapidamente e logo teriam de ser substituídos, e a ao mesmo tempo, a criação do guia michelin fazia com que a marca se tornasse mais próximo do seu público consumidor, fornecendo informações de alta qualidade para seus potenciais clientes que, futuramente, teriam mais chances de se lembrar dela na hora de trocar os seus pneus, e deu certo: até hoje o guia michelin é um dos mais conceituados informativos sobre hoteis e restaurantes de alta qualidade, com avaliação rigorosíssima dos estabelecimento indicados