Calibragem pneu 175 80 R14: como fazer?
Um veículo mal calibrado pode resultar em diversos problemas, desde um desgaste prematuro dos pneus até acidentes. Por isso, é importante que a calibragem seja feita periodicamente, de acordo com as especificações do fabricante.
A calibragem correta dos pneus é importante para garantir o bom funcionamento do veículo, além de proporcionar segurança e economia para o motorista. Um pneu mal calibrado intensifica o atrito com o solo, o que faz com que o veículo pise mais forte e que o desgaste seja maior.
Além disso, um veículo mal calibrado pode causar instabilidade e reduzir a aderência em piso molhado, o que aumenta o risco de acidentes. Por isso, é importante que a calibragem seja feita periodicamente.
Calibragem pneu 175 80 R14
Pneus com as medidas 175/80 R14 são feitos para carros mais compactos, como sedãs médios e hatches, e são muito bons quando o assunto é uma locomoção mais ágil nas vias urbanas, afinal entregam muita estabilidade.
E claro, como seu índice de velocidade gira em torno de 190 km/h, são ótimos aliados nas rodovias.
Como calibrar?
Como já citamos, a calibragem deve ser feita de forma correta, e para isso certos padrões devem ser seguidos. Existe um cálculo feito que leva sempre em consideração algumas variáveis, como o peso suportado pelos pneus, a temperatura externa e claro, o número de ocupantes do veículo.
Então por exemplo, se temos apenas duas pessoas no veículo, a calibragem média indicada para pneus de medidas 175/80 R14 é de 28/30 psi. Porém, se você for fazer uma viagem com mais peso, como por exemplo bagageiro cheio e todos os ocupantes que o veículo suporta, já é indicado colocar mais pressão, neste caso 30/32 psi.
Vale ressaltar que a melhor forma de saber qual a pressão correta dos pneus é sempre consultando o manual do veículo ou ainda, olhando um adesivo que fica na lateral da porta do carro, que contém essas informações.
Caso seu carro não tenha mais o manual e também não tenha mais o adesivo, não se preocupe. Entrando no site da fabricante, você obtém com facilidade um manual digital que lhe trará essas informações.
Dicas de calibragem
Utilize sempre a pressão recomendada pelo fabricante
Como já falamos, a calibragem errada traz diversos problemas tanto para os pneus como para o carro. E isso pode ir desde um desgaste acelerado dos pneus até a diminuição da vida útil das peças e componentes ligados diretamente aos pneus.
Além do que, a dirigibilidade também é afetada pela má calibragem. Veículos com pouca pressão ou pressão excessiva acabam tendo perda da estabilidade nas curvas, consumindo mais combustível e ficando com a direção mais pesada.
Leve em conta o peso que o veículo está transportando
Existem dois tipos de indicação de pressão, o de carga máxima e mínima. O de carga máxima é quando o veículo está com número máximo de passageiros e porta-malas cheio, e de mínima, é quando possui apenas motorista e passageiro.
E essas foram as dicas de calibragem de hoje! Esperamos ter tirado suas dúvidas!
Para garantir seus pneus pelas melhores condições de pagamento do mercado, venha já até a Gilson Pneus!