As melhores dicas para você cuidar dos seus pneus
Pouca gente sabe, mas a durabilidade dos pneus do nosso carro está diretamente relacionada com os cuidados que a gente tem com eles. Por isso, preparamos esse post para te ajudar a cuidar melhor dessa parte tão fundamental do seu veículo e ao final do posto você verá que esses procedimentos simples fazem toda a diferença no desempenho do carro.
O que devo fazer?
Em primeiro lugar, assim que você atingir a casa dos 10 mil quilômetros rodados ou sentir algum desgaste irregular nos pneus, realize o rodízio deles. O rodízio consiste em trocar os pneus dianteiros pelos pneus traseiros, de modo que você consiga equilibrar o desgaste que eles sofrem. Caso você perceba que os pneus estão desgastados demais, uma troca por pneus novos pode ser necessária e não hesite em realiza-la, pois quanto mais você desgastar os pneus, menos seguro ficará enquanto dirige.
Em segundo lugar, preste atenção ao sentir qualquer trepidação nas rodas durante a direção, ou então caso sinta que o carro está puxando para um lado. Isso significa que está na hora de alinhar e balancear as rodas para que o desempenho do carro não seja comprometido.
Em terceiro lugar, evite usar pneus com medidas muito maiores ou muito menores que o indicado no manual do proprietário. Nós já falamos em outros posts aqui do blog o quanto isso pode ser prejudicial para o veículo e dependendo da sua escolha, você pode acabar desgastando ainda mais os pneus escolhidos.
Cuide do seu carro de verdade
A manutenção dos pneus para automóveis é sim um assunto de suma importância quando se trata da segurança de seus familiares e amigos, pois não se trata apenas de uma parte que ajuda na movimentação do veículo, mas também tem ligação direta com o sistema de frenagem.
Para se manter em segurança em dias de chuva, estradas, realizando curvas fechadas ou até mesmo no dia a dia com tantas freadas bruscas é preciso estar sempre verificando o estado dos seus pneus para ter certeza de que você está mantendo o padrão ideal deles e, consecutivamente, a sua segurança e a de todos que você carrega ao dirigir.
Evitar realizar grandes arrancadas, freadas bruscas, curvas em alta velocidade, dar cavalos de pau, entre outros exageros que podem desgastar ainda mais o seu pneu sem nenhuma necessidade são as maneiras mais fáceis de conservar por mais tempo a qualidade de um pneu, além das três dicas que demos no início do post.
Caso você tenha dúvidas de como avaliar se o seu pneu já está na hora de ser trocado uma boa dica é avaliar se o sucos já estão desgastados, o que chamamos de sucos são os pelinhos que ficam por toda a extensão do pneu e vão diminuindo gradualmente conforme o seu uso, por isso quanto menores maiores as chances de você estar mais perto de precisar trocar os seus pneus e se já estiverem lisos é hora de trocar os seus pneus com urgência.