Cuidado ao mexer na medida dos pneus do seu carro

Categoria: | 13/12/2017

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.90″ background_layout=”light”]

Nós já mencionamos em diversos posts anteriores que prestar atenção às medidas do pneu do carro é fundamental para o bom funcionamento do veículo, mas existe a possibilidade de você usar pneus maiores ou menores do que o indicado para o modelo do seu carro, porém é preciso ter muito conhecimento na hora de fazer isso.

O aro corresponde à circunferência que vai dentro da roda, enquanto que o perfil corresponde à altura do pneu. Existe uma relação entre esses dois itens pois quanto maior for o aro, menor será o perfil porque é preciso manter o diâmetro externo ou o tamanho do conjunto. A tendência do mercado atualmente é usar aros cada vez maiores, pois os carros que estão sendo fabricados atualmente costumam ser maiores que os do passado e se o tamanho da roda não acompanhar, pode acontecer de acabar ficando um grande vão entre a roda e o paralama do carro, prejudicando a estética.

Porém, essa diminuição do perfil do pneu para o uso de um aro maior pode acabar impactando na dirigibilidade e no conforto durante a direção, já que o pneu precisará ser mais fino para comportar um aro maior que o normal.

uma imagem sobre pneu 235 60 r18

Essa mudança no tamanho do aro para quem busca usar uma medida maior do que a indicada no pneu original de fábrica precisa ser feita por um instalador, pois é ele quem vai fazer essa substituição. Contudo, há um limite. Você não poderá sair de um pneu 235 60 r18 para um pneu 295 30 r22 porque simplesmente quer ter uma roda enorme. O seu carro não vai comportar tal mudança e isso vai prejudicar drasticamente o desempenho do veículo, além de fazê-lo gastar mais combustível que o normal.

Nós sabemos que rodas maiores deixam os carros com uma aparência estética muito mais bacana, mas é preciso respeitar os limites do seu veículo para que você não danifique nenhuma parte dele e consiga dirigir de maneira segura e confortável sem deixar de lado o design arrojado que uma roda bacana traz para o veículo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]