A importância de saber sobre as especificações dos pneus
[et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.0.90″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.90″ background_layout=”light”]
Poucas pessoas prestam atenção a esse detalhe, mas conhecer mais sobre as especificações de tamanho dos pneus é fundamental para o bom funcionamento do carro, pois uma troca errada pode acabar causando um maior consumo de combustível por sobrecarregar o motor, e nesse momento em que os preços do combustível estão extremamente altos, ninguém quer gastar à toa, né?
Os pneus são itens de segurança e que servem para aguentar o peso do carro e amortecer o impacto das irregularidades das pistas, entre outras coisas. Quando compramos um carro zero km, esse pneu vem original de fábrica, com as especificações de largura, altura e diâmetro atendidas corretamente, pois aquele pneu é o correto para aquele determinado carro. O problema acontece quando chega na hora de realizar a troca desses pneus quando eles ficam gastos.
Como saber qual a especificação do meu pneu?
Todos os pneus são fabricados com uma numeração que pode ser verificada e cada número se refere a uma determinada especificação do pneu. Por exemplo, se você for conferir o seu pneu e encontrar a seguinte informação: pneu 185 70 r13, você vai saber o que significa cada item desse? Provavelmente não, e é por isso que preparamos esse post: para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a comprar o pneu certo para o seu carro.
Cada número desse corresponde a uma característica do pneu. O primeiro número, que nesse caso é o 185, diz respeito a largura do pneu em milímetros. Ou seja, nessa situação, o seu pneu tem 185 milímetros de largura. Já o segundo número, 70, diz respeito ao perfil do pneu, que é a relação percentual entre a altura e a largura da secção dele.
A letra r se refere à construção do pneu, que nesse caso é r de radial. Logo em seguida aparece a numeração 13, que diz respeito ao diâmetro interno do pneu, ou diâmetro do aro, que é medido em polegadas.
Utilizamos esses números como exemplos, mas há várias numerações diferentes e cada carro tem o seu próprio pneu específico. Não adianta nada você gravar uma determinada numeração para o seu carro, trocar de carro e não verificar qual a especificação dos pneus desse novo modelo, então fique sempre bem atento quanto a isso.
A partir disso, você consegue descobrir qual é o tipo de pneu específico para o seu carro e pode comprar pneus que não são originais de fábrica com base nessas numerações sem medo de errar. Comprando o pneu certo, você não vai correr esses riscos de forçar demais o motor do seu carro e faze-lo consumir mais combustível do que o necessário e por isso você vai economizar e melhorar o desempenho do seu carro, pois escolhendo o pneu correto, você aumenta a estabilidade do seu veículo também.
Caso você ainda tenha alguma dúvida na hora de escolher um novo pneu ou jogo de pneus para o seu veículo quando for substituir os pneus originais, não hesite em perguntar para o seu mecânico, mas também não se esqueça de verificar essas especificações para passar as informações corretas para ele poder te ajudar.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]