Na Gilson Pneus, o serviço de caster é feito com equipamento de ultima geração (imagens 3D). Caster é o nome que se dá ao ângulo formado entre o pino mestre da roda do veículo em relação ao plano vertical, ajudando na estabilidade do mesmo, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final do veículo. Na maioria dos veículos, este ângulo é fixo e devem ser conferidas algumas peças, que ao sofrer um impacto, podem deformar-se, levando consigo a coluna de suspensão e tirando o ângulo de seu valor nominal.
O caster controla a estabilidade do veiculo em alta velocidade, determinando tato de direção. Sendo o caster o ângulo do pino mestre, em relação à linha vertical do centro da roda, observando o veículo de lado. Esse ângulo tem como objetivo permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial, após uma curva, assim como de proporcionar firmeza e estabilidade de direção, dirigindo em linha reta com o mínimo esforço. Com o ângulo fora da especificação do fabricante do veiculo, a direção torna-se pesada.
Os efeitos do caster positivo corrigem a roda dianteira quando o veiculo está trafegando adiante, aumentando a estabilidade em linha reta. O mecanismo que causa esta tendência é ilustrado claramente pelas rodas dianteiras de um carrinho de supermercado. O eixo de direção da roda do carrinho de supermercado é fixado na frente onde a roda contata o chão.
Caster: preços e outras dúvidas
Agora uma dúvida que pode surgir é sempre: quanto custa para fazer o alinhamento de caster corretamente? O preço para alinhamento de caster ira variar de acordo com o local onde for feito, mas, como sempre, a Gilson Pneus garante os melhores preços para alinhamento de caster. Basta nos ligar e iremos sanar todas as suas dúvidas e sempre te servir da melhor forma possível: (21) 2473-6868
Quando fazer:
- Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo;
- Quando a direção estiver pesada;
- Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
Com o cáster incorreto ocorre:
- Desconforto ao dirigir causado pelo desequilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade;
- Em alta velocidade o veiculo torna-se sem estabilidade;
- Compromete a firmeza e a estabilidade de direção, quando o motorista dirigir em linha reta;
- Dificuldade de retorno das rodas dianteiras à sua posição anterior, depois de realizar uma curva;
- Com o ângulo de cáster exagerado a direção torna-se pesada.